Um novo amor chamado Hot Yoga

Um novo amor chamado Hot Yoga

yoga3 (800x534)

 

 

Vocês já viram a reportagem que fiz com a atriz Fernanda Vasconcellos no blog? Ela é praticante do método e me convenceu a testar! E lá fui eu  para Hot Yoga São Paulo. Cheia de dúvidas, ansiedade e frio na barriga! Fiz uma aula de Yoga na vida e confesso não ter amado… Mas fui. A modalidade do dia era a Classic, noventa minutos de aula. Pensei que não aguentaria o calor, mas o tempo voou! Não me senti mal, não caiu minha pressão, não sofri. Ao contrário! Me empolguei tanto que já estou matriculada e já testei a Bikram e a Fierce. Cada dia que vou me apaixono mais! Já convenci duas amigas e ela estão amando, né não Dani e Erika??? E apesar de ser uma aula forte, eu não saio de lá cansada, saio cheia de energia, revitalizada! Está me ajudando a controlar meu emocional, desenvolvendo meu equilíbrio e minha paciência.

O estúdio fica na Vila Madalena e todas as aulas são na sala climatizada a mais ou menos 40 graus. O calor ajuda a relaxar os músculos e articulações, o que facilita na prática das posições.

Consegui conversar com a Andrea, proprietária, professora e fofa! Ela me explicou tudo sobre o meu novo amor e como começou a praticar.

 

 

yoga2 (481x720)

 

Desde quando pratica Yoga?

Comecei minha prática de Yoga há 10 anos, porém achava as aulas que eu frequentava meio lentas e sem ritmo, então passei o primeiro anos praticando apenas de forma esporádica. Em 2006 me deparei com a Hot Yoga e me encontrei! Minha prática passou a ser regular e intensa, percebi mudanças profundas de corpo e mente, minha disposição aumentou, meu estresse e ansiedade diminuíram e nunca mais parei.

 

_NIK7971 (800x534)

 

Quando a Hot Yoga chegou no Brasil?

A Hot Yoga chegou no Brasil há cerca de 5 anos, primeiramente em Curitiba, depois no Rio de Janeiro e em seguida em São Paulo e Florianópolis. Nós fomos os pioneiros da Hot Yoga em São Paulo e o único estúdio a oferecer sistemas consagrados em várias partes do mundo, como América do Norte e Europa, o que atrai muitos viajantes estrangeiros, que sabem que vão encontrar aqui as mesmas aulas que eles praticam onde moram e permite com que os nossos alunos quando viajam também encontrem lá fora as mesmas aulas que praticam aqui.

 

yoga6 (800x534)

 

A Hot Yoga ajuda na busca do corpo perfeito?

Primeiramente é importante deixar bem claro que a Yoga não tem como objetivo a busca do corpo perfeito, apesar de a prática regular de ásanas (posturas) provocar mudanças muito profundas no físico do praticante. Muitos alunos nos procuram com o intuito de emagrecer, tonificar, modelar e perder gordurinhas. Tudo isso é um “efeito colateral” da prática de Hot Yoga.  Ao mesmo tempo em que ele é bem-recebido pelos alunos, todos acabam percebendo que as mudanças são muito mais intensas e profundas do que apenas na nossa “casca”, ou seja, no que os outros vêem quando olham para nós.
Ao mesmo tempo em que a Hot Yoga ajuda a regular o metabolismo, promove um bom trabalho cardiovascular e ajuda a queimar calorias durante a aula, ela tem efeitos muito mais profundos em longo prazo em vários aspectos. Em relação ao corpo, como o praticante regula todos seus sistemas internos, o corpo fica mais “esperto” no consumo de alimentos. Começa a pedir comidas mais saudáveis e em quantidades menores, pois fica mais eficaz na absorção das vitaminas que recebe. Porém, existe também um outro aspecto, que achamos tão ou mais importante: as mudanças na mente e, mais para a frente no espírito. O praticante fica mais calmo, mais feliz, menos estressado, menos ansioso, e tudo isso faz com que ele se aceite muito melhor do que antes. O verdadeiro yogue não está em busca do corpo perfeito. Ele se aceita com uma gordurinha aqui e ali, com suas rugas e suas imperfeições estéticas, pois sabe que o mais importante é sua essência. O yogue se preocupa, sim, em permanecer saudável, pois o corpo é a morada de sua alma e a alma precisa de um lugar limpo, forte e cheio de energia para evoluir e expandir.
 yoga1 (800x474)
Quais os benefícios?
Inúmeros…  Ela promove a saúde total do corpo por meio do equilíbrio e fortalecimento de cada um dos sistemas do corpo, tendo como meta prevenir e ajudar na cura de doenças e lesões, além de limitar os efeitos do envelhecimento.
A prática também é muito eficiente para curar ou amenizar doenças e problemas crônicos. Ela é ótima para problemas na coluna e nos joelhos.

Quando você faz Hatha Yoga no calor, seu corpo é maleável, você está mudando a construção de seu corpo. O calor também estimula o sistema cardiovascular e promove a transpiração, que libera toxinas do corpo (incluindo produtos químicos orgânicos, solventes, medicamentos, produtos farmacêuticos, e metais pesados). A combinação calor-umidade é excelente para você!
As condições da sala podem aliviar a asma, bronquite, dores (tanto crônicas e incidentais), imobilidade articular, reumatismo, psoríase, os sintomas do resfriado comum, depressão, as consequências da insuficiência cardíaca congestiva, a pressão arterial elevada e altos níveis de estresse.

O calor ajuda a relaxar os músculos e as articulações, permitindo o aluno a avançar nas posturas com mais profundidade e intensidade sem medo de se machucar. Isto é benéfico, já que um alongamento mais profundo transporta mais sangue e oxigênio para os músculos, nervos e tecidos.

 

 

 

_NIK8029 (800x534)

 

“A gente diminui o peso do corpo quando pratica esportes.
E diminui o peso do coração quando pratica verdades.”

Hot Yoga São Paulo

Rua Mourato Coelho, 755

Telefone: 4563-0205

www.hotyogasaopaulo.com

Fotos: Marcelo Saraiva / Hot Yoga São Paulo

3 Comentários

  1. Georgia disse:

    oneorbitThanks for posting. I srttaed taking Barkan Method Hot Yoga (in Fort Lauderdale) last month and I was trying to learn more about it. Barkan seems like a really nice man and very clear in his descriptions. Namaste.

  2. Hi, just wanted to tell you, I enjoyed this post. It was inspiring.Keep on posting!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *