Proteja-se do Sol durante a corrida

Proteja-se do Sol durante a corrida

Running woman. Runner jogging in sunny bright light. Female fitness model training outside in New York City with skyline and Brooklyn Bridge in background.

Sedentários de plantão!

Leia este texto mas não usem como desculpinha para não correr! Esta não é a discussão! Exercício é sim fundamental para a saúde. Mas o que vou falar agora é sobre o risco do sol com a nossa pele durante os treinos.

Como é um esporte ao ar livre, os praticantes de corrida ficam em constante exibição à luz solar e, consequentemente, aos perigos oferecidos pela radiação ultravioleta. Por conta disso, as orientações de um profissional no assunto são fundamentais antes de sair para correr. Eu vou a cada três meses na dermato e mesmo assim fico super preocupada com essa exposição ao sol.

Corredores e pessoas que praticam esportes ao ar livre podem entrar no grupo de risco para câncer de pele, dependendo da exposição que tiveram ao sol. Além de câncer de pele, a exposição excessiva e desprotegida ao sol causa envelhecimento precoce da pele, com aparecimento de manchas, rugas e flacidez. Por isso, caro corredor, fique atento aos horários de pico do sol, evitando se possível a exposição entre 10h e 16h. Use filtro solar com FPS alto e destinado à pratica de esportes, mais resistente ao suor. E use boné ou viseira de abas largas.

E mesmo nos horários em que o sol não está tão forte, a corrida sem filtro solar oferece riscos a longo prazo. Recebendo todo dia a radiação ultravioleta, o corredor sofre um envelhecimento precoce da pele, porque os raios destroem as fibras elásticas e colágenos.

Portanto, todo cuidado é pouco.

O que eu faço para me proteger? Olha só…

 

 

Passo este protetor com fator 100 e coloração

 

 

Quando sei que o Sol será intenso, ainda passo esse compacto depois do protetor líquido. Aliás, é este que uso diariamente! Deixa a pele com uma textura linda!

 

 

Não dispenso a viseira nunca!

 

E uma dica legal: Esta viseira da Track & Field tem proteção solar de 50.

 

 

Um bom óculos de corrida. Eles bloqueiam os raios ultravioleta que podem provocar catarata e outras lesões oculares. Além da proteção contra os raios UV, os óculos bem adaptados ao rosto do corredor evitam que o suor caia nos olhos, o que pode gerar desconforto durante a corrida. A proteção provocada por eles em dias de ventos fortes é importante, evitando que corpos estranhos agridam os olhos.

 

 

Já que os estudos afirmam que a corrida a longo prazo envelhece já que liberamos muitos radicais livres, que são moléculas produzidas por nosso organismo que causam envelhecimento celular, vamos tentar ajudar! Pois essas moléculas também reagem com o colágeno da pele, danificando-o e envelhecendo a pele.

Estas são as minhas dicas, mas sempre procure um profissional da área.

Deixo aqui, o contato da minha dermato, que além de musa é expert no assunto, já que tem um maridão que corre!

 

Dra. Maria Bussade

(11) 3064-0104 – Unidade Lorena
(11) 4725-1507 – Unidade Mogi das Cruzes
(11) 3061-9632 – MB Dermatologia

 

Unidade Lorena
Rua Alameda Lorena, 820Jardins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *