Alimentação Pré Prova

A melhor parte! Comer, comer, comer. Sem culpa! É hora de estocar energia!

Óbvio que isso não significa comer porcaria! Mas está liberado o carboidrato sem peso na consciência!

O que vou escrever abaixo é apenas uma sugestão, de acordo com o que meu nutri me passa, mas lembre-se que cada um tem uma dieta, então é sempre importante ter o acompanhamento de um nutricionista!

TRÊS DIAS ANTES DA PROVA

Bem importante aumentar a quantidade de carboidrato para o músculo já estocar energia. É importante também aumentar a ingestão de líquidos, seus músculos também podem se desidratar! É importante também evitar alguns alimentos (por exemplo: feijão, grão, favas, brócolis, couve-flor) porque eles podem provocar uma má digestão, dar gases ou piriri. Super comum já que também contamos com a ansiedade!

UM DIA ANTES DA PROVA

Continue abastecendo seus músculos de energia! Dá-lhe carbo! De preferência carboidrato de baixo índice glicêmico, como batata doce, arroz integral… Evite a ingestão de alimentos crus, folhosos, comida japonesa, pizza, frituras e bebida alcoólica, óbvio!

O jantar no dia anterior à prova é das refeições mais importantes. Esta refeição deve ser feita entre as 19h30 e as 20h30 (se der, óbvio) e deve incluir alimentos fornecedores de energia, alimentos que ajudem na manutenção e recuperação muscular (proteínas) e alimentos fornecedores de elementos essenciais (vitaminas).

NO DIA DA PROVA

Tome um café da manhã sem inovar! Evite leite e cereais integrais para não acelerar o trânsito intestinal. Beba 500ml de água duas horas antes da prova e utilize um gel, jujuba de carboidrato ou até uma banana 15 minutos antes do início da corrida. No dia da prova tente acordar cedo para ter tempo suficiente para fazer uma refeição calma e energética.

DURANTE A PROVA

Beba água em todos os pontos de hidratação, nem que seja um gole só para molhar a boca! Eu utilizo o gel de carboidrato a cada 45 minutos de prova mais ou menos. Tipo no sexto ou sétimo quilômetro e depois no décimo quinto ou sexto. O consumo deste gel retarda a fadiga muscular e melhora o desempenho físico.

APÓS A PROVA

Logo em seguida, para a recuperação mais rápida do organismo, ingerir água, frutas, sanduíche de queijo magro, sucos de frutas, água de coco, granola ou bolo.

 

MAS O MAIS IMPORTANTE:

Divirta-se e aprecie a paisagem!

 

Caso haja interesse, meu nutricionista é o Dr. Marco Jafet

Telefones:

11 2369 0039  |  11 2369 15 60  |  11 3045 6562

Endereço:

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 – São Paulo – SP
Estacionamento no local (Inclusive para sua bike).

 

 

 

 

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